Gatilho Mental da Prova Social – O que é? e Como funciona?
Gatilho Mental da Prova Social – O que é? e Como funciona?

O cérebro humano foi criado com diversos mecanismos e atalhos, que nos ajudam a fugir de tarefas que seriam extremamente esgotantes, como, por exemplo, você tem que decidir sobre, em qual dos diversos sites que pode entrar, vai conseguir aumentar as vendas do meu produto ou serviço.

Se você fosse analisar um a um, todos os reviews, todas as resenhas, levaria dias e dias, e ainda a indecisão imperaria, pois, seriam diversos pontos a ponderar.

Mas, existe um atalho na nossa mente, que pode ser ativado, através da quantidade de pessoas que estão ou que visitam o determinado produto, e esse atalho, é o chamado gatilho mental da prova social.

Se tem dois restaurantes, um cheio e um vazio, qual será o melhor?

Tenho certeza que sua resposta foi, naturalmente, o restaurante cheio é o melhor. Mas, porque chegamos a essa resposta?

Nesse gatilho, não se vê inicialmente a qualidade do produto, do atendimento ou se quer nota a aparência do site, mas sim a quantidade de pessoas que estão usufruindo do produto.

Pois, instintivamente, nossa forma de pensar nos leva a entender que, quanto mais pessoas usufruem, mais pessoas estão satisfeitas, então vale a pena tentar.

Com o BoostHub, nosso trabalho é dar um boost em suas vendas, com a aplicação do gatilho da prova social e outros também, por meio da exibição da quantidade de pessoas que interagiram ou adquiriram o seu produto, levando assim, a mais pessoas intuitivamente a comprarem seu produto, ou seja, vendas gerando vendas.

Isso tanto funciona que, uma situação clássica, do cotidiano, em que se tem um grupo de pessoas paradas na rua, olhando para o céu, a tendência, é que cada vez mais pessoas cheguem e olhem também para o céu.

Porque outro fator que esse gatilho ativa, é a curiosidade, que também é uma arma incrível a ser usada para vendas.

Pode notar, sempre que algo está no topo das visualizações, as pessoas ficam curiosas sobre isso, mesmo que não estejam precisando de fato do produto, ou mesmo que já estejam decididas sobre comprar outro produto.

Já vi casos em que, mesmo com uma excelente reputação, uma empresa não consegue gerar novos clientes, por não terem um mecanismo que atingisse o gatilho social.

Claro, a qualidade do produto é essencial para o crescimento empresarial em qualquer que seja a área, até porque, isso posteriormente virará PROVA de qualidade, e que também atrairá novos clientes.

Pense assim…

Você está iniciando agora seu ramo produtivo e mesmo assim, em pouquíssimo tempo, graças a um boost, as visualizações de seu produto vão às alturas.

Isso tiraria diversos potenciais clientes da dúvida e levaria prováveis clientes pela curiosidade em adquirir seu produto, que, se munido de qualidade, se torna uma bomba que explode potencial de vendas e sucesso de mercado.

Essa é a função do gatilho da prova social.

Ainda não convencido do gatilho da prova social?

Se hoje, assim do nada, seu produto fosse de 4 visualizações para mil, e você encontrasse outras 10 pessoas que não viram seu produto, mas procuram algo do tipo, e contasse para ela sobre a super procura, qual você pensa que seria a resposta delas?

Indo além, se fosse possível comprovar que essas mil visualizações são verdadeiras e tivessem potenciais clientes no meio, qual a probabilidade, que você “chutaria” de venda?

Eu apostaria alto que, no primeiro caso, todas as 10 iriam ser conduzidas pela curiosidade ao seu site, e além, ajudariam na divulgação boca a boca, no sentido de: “você viu o produto x do fulano? Todo mundo está querendo, olha só, em um dia conseguiu mais de mil visualizações!”.

É um dos 3 meios que, nosso sistema busca usar, para crescer exponencialmente os seus leads e clientes!

Como foi identificado a eficácia da prova social?

O gatilho da prova social foi aprimorado e atestado por diversos pesquisadores da área de psicologia e atestados, que nosso cérebro tende a ir por esses atalhos, uma vez que facilita a escolha, e mantêm a margem de erro bem baixa.

E pra completar, ainda podemos combinar diversos gatilhos mentais, e tornar o marketing sobre seu produto ainda mais forte e relevante, atingindo ainda mais pessoas e garantindo a elas a certeza sobre a compra, ou no mínimo, que vão indicar, repassar a familiares e amigos, sobre o sucesso que vem fazendo o seu trabalho!

Se tiver ainda mais algumas dúvidas sobre os outros gatilhos, em nosso site possui tópicos com textos excelentes também falando sobre os demais métodos utilizados para dar aquele boost que você precisa!

Não se esqueça, aqui citei os principais exemplos do gatilho mental da prova social, mas ao sair na rua, observe o que acontece cotidianamente.

Onde quer que esteja um grupo de pessoas reunidas, surge a curiosidade sobre o que fazem, e sobre a possibilidade de se unirem ao grupo, e se esse grupo está reunido em um estabelecimento, surge a vontade de também consumir o que vende aquele local, para ter a prova da qualidade.

Se você já tem sua conta no BoostHub, você pode logar clicando aqui.

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